Persis Internet

Wi-Fi: o que é e como funciona?

Wi-Fi

Você já parou para pensar em o que é o Wi-Fi? Em como funciona a internet sem fio? A princípio, se está aqui é porque possivelmente não. Sobretudo, compreender como funciona esta tecnologia (muito presente em nossas vidas) pode te ajudar decifrar o motivo dele não “pegar” muito bem em alguns cômodos. Continue com a leitura e entenda!

 

Onde surgiu o Wi-Fi?

 

Wi-Fi_Aliance

 

Wi-Fi é uma marca registrada pela Wi-Fi Aliance (Organização Sem Fins Lucrativos). Igualmente, foi desenvolvido no fim da década de 90, com o objetivo de ofertar “a melhor experiência de conexão sem fio” para as pessoas.

O termo, de forma “aportuguesada” (ou “mineirês” se preferir), se lê “Uai-Fai”. Contudo, Wi-Fi é uma abreviação de Wireless Fidelity. Do mesmo modo, é alusão ao termo “High Fidelity” (utilizada pela indústria fonográfica nos anos 50).

Leia também: Internet: o que é? De onde vem?

 

Atualmente, esta tecnologia é muito popular no mundo todo, e seu termo é atribuído em qualquer tecnologia WLAN (Wireless Local Area Network).

 

O que é Wi-Fi?

 

O_que_e_Wireless

 

Wi-fi é a tecnologia que permite a transmissão de dados via internet sem a utilização de cabos. E de acordo com a Wi-Fi Aliance, mais da metade do tráfego da internet mundial é transmitida pelo sinal de Wi-Fi.

Esta tecnologia de rede sem fio permite a conexão e a troca de informações entre si em:

  • Computadores;
  • Laptops/notebooks;
  • Smartphones/tablets;
  • Impressoras;
  • Câmeras de vídeo;
  • Assistentes virtuais;
  • Smart TVs, e
  • Demais dispositivos que se conectam à internet.

Essa conectividade e troca de dados ocorre por meio do roteador. Da mesma forma, este roteador transmite o sinal de Wi-Fi para todas as direções.

 

O como ela funciona?

 

Como_funciona_wi-fi

 

Da mesma forma que o rádio, a TV e até o sinal de celular, as redes de internet sem fio usam ondas eletromagnéticas (frequências). Quando as ondas eletromagnéticas são reconhecidas pelo aparelho, logo são identificadas e seus dados interpretados. Assim como já citado, o aparelho responsável por fazer a conectividade e troca de dados é o roteador. Dessa forma, ele recebe o sinal de internet via cabo, o convertendo em frequências, transmitidas por meio de uma antena.

Os roteadores mais comuns trabalham com frequências:

  • 4GHz, e;
  • 5GHz.

Portanto, o poder de alcance dessas ondas são limitados. Estar dentro do raio do roteador é primordial para uma qualidade de conexão. Sob o mesmo ponto de vista, o raio de alcance varia de acordo com a frequência da rede e do modelo do roteador.

E qual é a diferença entre 2.4GHz e 5GHz no meu Wi-Fi?

Os canais 2.4GHz e 5GHz são canais de frequências (banda) e não a velocidade da internet. Contudo, as principais diferenças entre as bandas são:

  • 4GHz: fornece internet para uma área maior, mas perde na velocidade da transmissão da banda;
  • 5GHz: fornece maior velocidade na transmissão de dados, mas atende um raio menor.
2.4GHz_e_5GHz
*Diferentes faixas de frequência — Imagem: TecMundo

Além disso, a frequência 2.4GHz é mais eficiente ao atravessar objetos (paredes, pisos, móveis, etc.

Veja como posicionar seu roteador para ter melhor sinal:

 

Os roteadores que a Persis Internet fornece a seus clientes, para planos iguais ou acima de 100 Mega, são dual band. Em outras palavras, banda 2.4GHZ e 5GHZ no mesmo equipamento. Clique AQUI e conheça mais sobre os planos da Persis.

Como resultado, entendemos que o Wi-Fi é uma tecnologia para conexão à internet sem fios. Do mesmo modo, ela possui frequências 2.4GHz e 5GHz, normalmente, e é necessário um roteador para a transmissão dessas bandas.
E aí? Conseguiu entender o que é WI-Fi e como ela funciona? Ficou alguma dúvida? Comente aqui embaixo!

Compartilhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Surpreenda-se com o Poder da Fibra!

Temos algo bem especial para você!