Persis Internet

Ping, download e upload: o que são? Qual a relação?

internet ping

Ping, e principalmente, download e upload, são palavrinhas que sempre estão relacionadas à internet, não é mesmo? Bem como, o consultor ou vendedor de um provedor sempre fala: essa internet é com x mega de download e x mega de upload. Posteriormente quando você vai verificar sua conexão, além de “up” e “down”, sempre apresenta o ‘tal’ do ping. Conhecer essas nomenclaturas são muito importantes para você assimilar como funciona sua internet. Portanto, vamos entender o que cada uma significa? Então, continue neste artigo e descubra!

 

O que é ping?

 

latência internet_ping

 

Ping é a abreviação do termo em inglês “Packet Internet Network Grouper”, ou seja, “Agrupador de Pacotes de Internet”. Igualmente, também é conhecido como “latência”. Este sistema foi criado por Michael Muuss, em 1983.

Sua função é testar a conexão entre equipamentos de uma mesma rede. Em outras palavras, é o envio de informações para um servidor e o aguardo para registrar a velocidade com que a resposta retorna. Como resultado, após considerar os resultados, o ping é contabilizado em ms (milissegundos).

Sendo assim:

  • Menor valor obtido: melhor está o ping, ou seja, mais estável e rápida está a conexão entre seu computador e o servidor, e;
  • Valor alto obtido: pode apresentar lentidão, causando o tão famoso “lag”.

Uma curiosidade de Mike Muuss é que ele relaciona P.I.N.G não apenas como uma redução do seu significado. Relaciona, também, com um sonar. Logo, esta analogia refere-se em como encontrar um “objeto no fundo do mar”, medindo a distância por meio do retorno das ondas sonoras. Também podemos relacionar ao jogo de ping-pong, onde a ida até o servidor é o ping e o retorno do servidor é o pong.

Quais valores determinam uma boa latência?

Se você é gamer ou ama plataformas de streaming, é fundamental que esteja “pingando” abaixo dos 100ms. Sob o mesmo ponto de vista, analise se sua conexão não está com perda de pacotes de dados.

Mas vamos entender quantos ms determinam uma boa latência?

  • Menor que 30 ms: ping excelente e ideal para jogos on-line;
  • 31 a 50 ms: taxa ainda boa execução de jogos e aplicações;
  • 51 a 100 ms — taxa média de ping;
  • 101 a 500 ms — taxa lenta em para várias solicitações;
  • maior que 500 ms — taxa que indica um atraso evidente.

 

<p> O que está achando do conteúdo?

<p> Vamos dar continuidade e falar de download?

E o que é download?

 

download

 

Download, ou baixar (tradução simples), é equivalente à transferência de dados de um servidor/computador remoto para um computador local.

Se formos considerar nosso dia a dia na internet, passamos o tempo todo fazendo downloads. Ou seja, ao acessar uma página, você está baixando-a em seu computador, smartphone, etc.

Quais são os tipos de downloads?

Podem existir dois tipos de downloads, sendo eles como exemplo:

  • Temporário: assistir vídeo no YouTube, streaming, ou qualquer informação que esteja sendo consumida no momento e será fechada logo em seguida, e;
  • Permanente: no qual o arquivo fica salvo no equipamento, como um PDF, um APP, etc.

Agora vamos entender o que é upload?

O que é upload?

 

upload_ping

 

Para entendermos de forma acessível, o Upload é “antônimo” de download. Ou seja, é o procedimento de transferência de dados (subir) de um dispositivo a outro de forma remota.

Exemplificando com outras palavras, enquanto um dispositivo faz o download, automaticamente ou outro (servidor/computador remoto) está fazendo o upload.

Um grande exemplo é o serviço de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, que quando “subimos” um arquivo nele, estamos fazendo upload.

Da mesma forma que o download, diariamente fazemos upload. Você concorda?

 

E qual a relação entre eles?

 

internet_ping

 

Em suma, download, upload e ping se relacionam a todo momento. A latência mensura em quanto tempo um dispositivo se conecta (vai e volta) com outro, não é? Assim, a latência mensura o tempo de resposta de um download ou até de um upload. Assim como já citado, download e upload funcionam em grande comunhão, pois:

  • Enquanto um “baixa” algum dado, automaticamente o outro está “subindo” e, por consequência;
  • Enquanto um “sobe” algum dado, automaticamente o outro estará “baixando”.

 

Quais os melhores sites para teste de velocidade da internet?

 

teste_de_velocidade_internet

 

Nós, da Persis Internet, indicamos os seguintes sites/apps medidores de velocidade de internet:

 

E aí? Conseguiu entender o conceito desses termos e suas relações? Ficou alguma dúvida? Comente aqui embaixo!

Compartilhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Surpreenda-se com o Poder da Fibra!

Temos algo bem especial para você!