Persis Internet

Internet: o que é? De onde vem?

Internet

A rede mundial de computadores, popularmente conhecida como internet, tem como sua finalidade interligar computadores, fornecendo informações a seus usuários. Dessa forma, nós da Persis preparamos este conteúdo, pois mesmo a internet sendo muito popular, sua funcionalidade, para muitos, ainda é um mistério. Este é seu caso? Então leia este conteúdo e desvende este e outros mistérios da internet!

 

Mas antes de saber o que é, onde surgiu a internet?

 

Alphanet Guerra

 

Por mais incrível que possa parecer, a internet surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial, especificamente em 1947, nos EUA. A princípio, esta tecnologia chamava-se AlphaNet, e tinha o objetivo de manter comunicação entre as bases militares estadunidenses (Guerra Fria). Logo, com o fim da ameaça da Guerra Fria, a AlphaNet foi permitida para os cientistas. Em seguida, do mesmo modo, permitiu acesso às universidades dos EUA.

No fim dos anos 60, surgiu a ARPAnet, considerada a mãe da rede de computadores, que teve como objetivo conectar 4 universidades e seus dados. Bem interessante, não é? Se desejar um blogpost contando a história da ARPAnet, comente no fim deste post, ok?

 

E o que ela é de fato?

 

Internet

 

Ela é uma rede mundial onde os computadores estão interconectados, funcionando em um protocolo (IPv4, IPv6/TCP). Ou seja, computadores (e servidores) conectados pelo mundo com a possibilidade de compartilhamento de dados.

Agora você deve estar se perguntando: então quando conecto meu computador à rede, estou conectado ao mundo?

Bom, é e não é, pois cada computador (e servidor) possuem protocolos de segurança. Assim, limitam o acesso de onde você pode acessar na rede. Como exemplo temos a Netflix. Se você não for cliente desta plataforma, você não conseguirá acessar seus conteúdos em seu site/servidor. Sob o mesmo ponto de vista, temos os sites das instituições financeiras, redes sociais, SaaS, etc.

 

Talvez você também se interesse por: Wi-Fi: o que é e como funciona?

 

Portanto, internet é uma grande rede que conecta computadores/servidores pelo mundo, permitindo o compartilhamento de dados entre eles de forma instantânea.

 

E de onde vem a internet?

 

Rota

 

Na verdade, a internet não é final (produto), mas sim um meio. Como resultado, a pergunta correta não é “de onde vem?”, mas sim “como ela é?”.

Para ‘ilustrar’ de maneira mais ‘lúdica’, vamos relacionar a internet com rodovias, os computadores/servidores com centros de distribuição, comando com caminhões e dados com produtos. Da mesma forma, vamos imaginar a rede de internet como rodovias internacionais, ok?

Partimos da concepção que você/seu centro de distribuição (seu computador) precisa buscar um determinado produto (dados) em outro centro de distribuição (servidor). Desta forma, vai direcionar um caminhão (comando) para carregar neste centro de distribuição e trazer o produto até você/seu centro de distribuição.

Como exemplo, você/seu centro de distribuição (sua Smart TV) precisa buscar um determinado produto (filme) em outro centro de distribuição (Netflix), vai direcionar um caminhão (app Netflix + nome do filme + enter) para carregar neste centro de distribuição (Netflix) e trazer o produto até você/seu centro de distribuição (sua Smart TV).

 

Conseguiu entender o conceito de internet? Ficou alguma dúvida? Comente aqui embaixo!

Compartilhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Surpreenda-se com o Poder da Fibra!

Temos algo bem especial para você!