Persis Internet

Fibra Óptica ou Fibra Ótica? E como ela funciona?

Fibra Óptica

Fibra Óptica ou Fibra Ótica? Eis a questão! Constantemente, muitos o tratam como óptica e outros como ótica. Qual o correto e qual o incorreto? Do mesmo modo, como ela funciona? É magia? É energia? Ficou curioso? Então continue lendo este blogpost e descubra estes e muito mais sobre a tecnologia. Vamos lá?! 😉

 

É Fibra Óptica ou Fibra Ótica?

 

Fibra_Óptica_ou_Fibra_Ótica

 

Muitos falam “óptica”, tanto quanto outros falam “ótica”. Será mesmo que existe uma maneira correta para se expressar? É sobre isso que vamos tratar aqui! Nesse sentido, vamos entender o significado de cada uma?

  • Óptica: segundo o Mundo Educação (UOL), óptica é uma área da física que concebe a fatos relacionados à luz. Ou seja, atinge estudos sobre comportamentos das ondas de todo espectro eletromagnético, compreendendo, também, a luz não visível aos olhos humanos.
  • Ótica: de acordo com o léxico.pt, ótica é a área da física que se dedica aos estudos da luz e da visão.

Compreendendo os dois significados, entendemos que são sinônimos, não é mesmo? Portanto, ambos estão corretos. Mas como o termo óptica é utilizado comumente relacionado à internet, vamos “embarcar” junto a ele. Combinado?

 

O que realmente é Fibra Óptica?

 

O_que_é

 

A fibra óptica é um fio com grau de flexibilidade, produzido a partir de materiais transparentes e isolantes elétricos. Comumente fabricado em fibra de vidro ultrapuro e com espessura de 125 microns, ou seja, fino e sensível. Em suma, ela conta com uma capa protetora, interface e núcleo, que a faz resistente ao tempo e outras adversidades. Ao mesmo tempo, o cabo pode ter vários quilômetros de comprimento, sendo utilizados para a transmissão de dados por meio da luz.

 

Leia também: o que é e como funciona o Wi-fi?

 

A fibra óptica, também, é altamente resistente ao fluxo da corrente elétrica, ou seja, não absorve interferências. Ou seja, há uma transmissão de dados e informações com maior qualidade, em comparação ao cabo metálico.

E como ela funciona?

 

Internet_Fibra

 

Os cabos por meio de fios de cobre estão sendo substituídos, a cada dia, pelos “fios de vidro”. Do mesmo modo, faz-se aumentar, e muito, a capacidade de transmissão de informações digitais. Isto é, as informações são representadas pela luz e transportadas por meio da fibra. Ou seja, a luz entra por uma ponta e sai, da mesma forma, em outra. Este recurso chama-se reflexão total interna. Parece até mágica, não é mesmo? Então se prepare que ainda vem mais!

Essa sistemática apoiada na fibra óptica transmite até bilhões (você leu certo: bilhões) de bits de dados por segundo. E sabe mais! Esses bilhões de bits podem ser ao longo da mesma fibra, com uso de cores de luzes diferentes. Incrível, não é mesmo? Em suma, isso só acontece por conta da alta transparência da fibra de vidro e do revestimento espelhado (interno) que há no cabo.

Mas temos que considerar que para realizar esta transmissão de dados é necessário equipamentos especiais com foto emissor. Da mesma forma, este aparelho transforma sinais elétricos em pulsos de luz, que representam, por meio deles, códigos binários correspondentes aos dados.

 

E por que a internet por fibra óptica é a melhor opção?

 

Internet_por_Fibra_Óptica

 

Vamos te apresentar 3 motivos pelo qual a internet por fibra óptica é a melhor opção:

  • Segurança: por conta do isolamento elétrico, proteção dos dados e garantia da entrega;
  • Abrangência: em comparação com o cabo metálico, a fibra óptica tem a vantagem de alcançar quilômetros, e,
  • Qualidade: possui baixíssima perdas de dados durante o tráfego.

 

E você pode falar com a gente agora mesmo clicando AQUI e ter sua internet 100% Fibra Óptica em apenas 3 passos! Internet sem filtros ou franquias, com entrega 100% da franquia contratada 😉

Compartilhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Surpreenda-se com o Poder da Fibra!

Temos algo bem especial para você!