Só existe um jeito correto de testar a velocidade da sua internet e não é pelo celular.

Para saber a velocidade real da internet que está chegando na sua casa, você precisa ligar um cabo entre um computador e um roteador.

Mas… não pode ser pelo wi-fi? Não, o teste por wi-fi pode oscilar e apresentar interferências e instabilidades além também de quanto mais distante do roteador você estiver mais fraco será o sinal do wi-fi o que prejudica o resultado do teste de velocidade. A ligação do roteador precisa ser feita por um cabo direto do roteador para um computador, combinado?

Próximo passo, no computador que você conectou por cabo ao roteador você vai acessar o site de um medidor de velocidade confiável, estes abaixo são recomendados, é só entrar no site e fazer o teste.

https://beta.simet.nic.br/

https://www.brasilbandalarga.com.br/bbl/

o medidor vai fazer dois testes, primeiro vai mostrar a velocidade de download depois a velocidade de upload, veja se a velocidade de download está correta com a velocidade que você contratou do provedor, outra coisa importante na hora do teste é que nenhum outro equipamento pode estar usando a internet, avise todo mundo da sua casa para desligar o wi-fi dos celulares até acabar o teste, se você fizer tudo corretamente a velocidade que vai aparecer no medidor tem que bater certinho com a que você contratou mas caso isso não aconteça entre em contato imediatamente com a gente, a nossa equipe vai identificar o problema e encontrar a solução o mais rápido possível.

Para saber a velocidade real da sua conexão é preciso testar do jeito certo com o cabo.

Video Explicativo: